27 de mar. de 2009


Nesta semana a Confederação Brasileira de Futebol, CBF, divulgou a fórmula de disputa, o regulamento, os grupos e a tabela da Série C 2009. Ao contrário do que havia sido prometido no ano passado, o novo formato da 'terceirinha' não proporcionará à todos os participantes um calendário completo até o fim do ano.

Com início marcado para 24 de maio e término no dia 20 de setembro, a Série C 2009 terá 20 clubes divididos por regiões, sendo 4 grupos com 5 times, com jogos de ida e volta onde os dois melhores de cada grupo se classificarão para as quartas-de-finais. Os 4 clubes que chegarem as semi-finais estarão automaticamente na Série B 2010.

Isso significa dizer que os finalistas disputarão 14 partidas ao todo. Então, tornou-se um torneio de tiro curto em que o time com maior equilíbrio terá grandes chances de conseguir o acesso. Lembrando que nos anos anteriores só no octogonal final tínhamos os mesmos 14 jogos sem falar nas outras três fases de grupos.

Por outro lado 12 times ficarão sem atividades já no início de agosto sendo esta a dor de cabeça dos dirigentes que contavam com um calendário inteiro até o final da temporada.

Outro imbróglio para os dirigentes é a falta de apoio financeiro da CBF para com os clubes, pois a mesma já deixou claro que não bancará os custos de ninguém e por isso optou por essa regionalização do campeonato.

O cartola alvinegro Zé da Danco ainda espera que a CBF cumpra o que prometeu no ano passado e custei as viagens e estadias das equipes. Já o técnico Vica seguiu a linha de pensamento do dirigente e disse que os clubes não terão tempo de se reforçarem durante a competição e quem tiver um elenco bem estruturado desde o início será beneficiado.

E você torcedor, qual a sua opinião a respeito da nova fórmula de disputa da Série C 2009? Você aprova este novo formato? Está mais fácil para se conseguir o acesso? É desvantagem pelo fato de nem todos jogarem até o final da temporada? Dê sua opinião e vote na enquete ao lado.

Na minha opinião, apesar da CBF ter prometido uma coisa e ter feito outra, se ela pelo menos bancar as despesas com viagens e estadias acho sim muito interessante esse formato, pois tornou-se teoricamente mais fácil (leia-se mais curto) o caminho para a Série B e o time que mantiver uma boa base do elenco que disputara o campeonato estadual terá boas chances de acesso e ai sim no próximo ano participar de um campeonato digno.

Infelizmente a CBF não dá o devido valor à Série C, ela quer que os times pequenos continuem pequenos, atuando por apenas alguns meses para que os 'enlatados da TV' não percam seus simpatizantes, afinal, o que dá lucro à CBF são os times da Série A e o que seria deles sem a torcida dos demais estados? Então, quem estiver na Série C tem que sair o mais rápido possível dela e a fórmula de disputa deste ano proporciona (não que seja o ideal ainda) isso no meu ponto de vista.

Confira os grupos e os jogos do ASA que folga na primeira rodada e estreia diante do Crb em Maceió no dia 31 de maio às 16 horas.



31/05 - Crb x ASA (Maceió)
14/06 - ASA x Salgueiro (Arapiraca)
21/06 - Icasa X ASA (Juazeiro)
28/06 - ASA x Confiança (Arapiraca)
05/07 - ASA x Icasa (Arapiraca)
12/07 - Salgueiro x ASA (Salgueiro)
19/07 - Confiança x ASA (Aracaju)
26/07 - ASA x Crb (Arapiraca)


asagigante.com

1 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável a CBF não cumprir o que havia anunciado.Ja que dividiu em grupos regionais,fica em tese mais fácil o acesso a série B,porem,cabe a CBF a partir da segunda fase,ajudar com as despesas de viagem e estadias do clube,ate por que são jogos em todas as regiões do País.
ASA GIGANTE neles.