20 de mar. de 2009

Objetivo da alteração é realizar campeonatos curtos e com custos menores

A CBF, em oficio destinado aos presidentes das federações estaduais, comunicou a mudança nas fórmulas de disputa dos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D, esta última recém-criada. De acordo com a entidade que administra o futebol nacional, o propósito é realizar campeonatos mais curtos e com custos menores, viabilizando assim despesas proporcionalmente mais baixas para os clubes participantes das duas disputas.

A Série C terá, agora, quatro grupos de cinco clubes cada, e não dois grupos de dez times, como chegou a ser anunciado anteriormente. A definição das chaves foi feita levando-se em conta a região de cada clube.

A disputa segue de forma eliminatória até que se conheça o campeão. Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Série B do próximo ano.

A série D também mudou. Antes os 40 clubes seriam divididos em oito grupos de cinco. Agora, serão dez grupos de quatro, com os dois primeiros passando para o mata-mata, que terá eliminatórias com 20, 10, 8 e 4 clubes, além da decisão.Os quatro semifinalistas garantem vaga na Série C 2010.

A composição dos Grupos será informada após o fim dos campeonatos estaduais.

Fonte: globo.com

0 comentários: